A Estrutura do Templo Xintoísta Japonês é Similar ao Tabernáculo de Deus do Antigo Israel.
O interior do tabernáculo de Deus no antigo Israel era dividido em duas partes. O primeiro era Lugar Santo e o segundo era Santo dos Santos. O Templo Xintoísta japonês é também dividido em duas partes.
As funções desempenhadas no templo japonês é semelhante àquelas do tabernáculo Israelense. Os Japoneses oram diante do Lugar Santo. Eles são impedidos de entrar no seu interior. Apenas sacerdotes Xintoístas podem entrar. Os sacerdotes Xintoístas entram no Santo dos Santos somente em ocasiões especiais. Isso é similar ao tabernáculo Israelita. 
O Santo dos Santos japonês é localizado geralmente no extreme oeste ou norte do templo. O Santo dos Santos Israelense era localizado no extremo ocidental do templo. O Santo dos Santos Xintoísta está também localizado num nível mais elevado que o Lugar Santo, e entre eles há degraus. Os estudiosos afirmam que, em Israel no templo construído por Salomão, o Santo dos Santos se encontrava num nível mais elevado e entre os dois lugares havia degraus de cerca de 2,7 metros de largura.

Típico templo Xintoísta japonês
Em frente ao santuário japonês há duas estátuas de leões conhecidas como "komainu" que se assentam em ambos os lados  da entrada. Eles não são ídolos, mas guardas do santuário. Este era também um costume no antigo Israel. No templo de Deus em Israel e no palácio de Salomão, havia estátuas ou relevos de leões. (1 Reis, 7:36, 10:19). 
"Komainu"
Nos primórdios da história do Japão, não havia absolutamente leões. Mas as estátuas de leões foram colocadas nos santuários Japoneses desde tempos imemoriais. Isso tem sido considerado pelos estudiosos como prova de que os leões colocados diante dos santuários Japoneses originaram no Oriente Médio.
Localizado próximo a entrada do santuário japonês se encontra "temizuya" - um lugar para os fiéis lavarem suas mãos e a boca. Eles costumavam lavar seus pés também, antigamente. Isso é um costume semelhante encontrado nas sinagogas judaicas. O antigo tabernáculo e templo de Israel também possuíam um lavatório para lavar as mãos e pés próximo das entradas.

Diante de um santuário japonês, há um portal chamado "torii". Esse tipo de portal não existe em China ou Coréia, é peculiar ao Japão. O portal "torii" consiste de dois pilares verticais e uma barra que liga as partes superiores. Mas as formas mais antigas consistem apenas de dois pilares verticais e uma corda ligando as partes superiores. Quando um sacerdote Xintoísta se inclina para o portal, ele se inclina para os dois pilares separadamente. Supõe-se que o portal "torii" foi originariamente construído com apenas dois pilares.

Plantas típicas do tabernáculo Israelense e santuário Xintoísta
No templo Israelita, havia dois pilares usados como um portal (1 Reis, 7:21). E na lingual Aramaica, que era usada pelos antigos Israelitas, a palavra usada para designar portal era "taraa". Essa palavra pode ter sido modificada para se tornar "torii" japonês.

Na religião Xintoísta Japonesa, há um costume de cercar um lugar santo com uma corda "shimenawa," que possui pedaços de papéis brancos inseridos ao longo do extremo inferior da corda. O "shimenawa" é estabelecido como limite da área. A Bíblia diz que quando Moisés recebeu os Dez mandamentos de Deus no monte Sinai, ele "fixou limites" (Êxodo, 19:12) ao redor do local para que os Israelitas não se aproximassem dele. Embora a natureza desses "limites" não seja conhecida, podem ter sido usadas cordas. A corda "shimenawa" Japonesa pode ter sido então um costume que origina dos tempos de Moisés. O padrão zigue-zague de papéis broncos inseridos ao longo da corda me lembra os raios do Monte Sinai.

A maior diferença entre um santuário Xintoísta japonês e o antigo templo Israelita é que o santuário não possui um altar de queima de animais sacrificados. Eu costumava perguntar por que a religião Xintoísta não tinha o costume de sacrifício animal se ela se originou da religião de antigo Israel.

Mas, então, encontrei a resposta no Deuteronômio, capítulo 12. Moisés ordenou que o povo não oferecesse qualquer sacrifício animal em qualquer outro lugar exceto lugares específicos de Canaã (12:10~14). Portanto, se os Israelitas vieram ao antigo Japão, eles não eram permitidos a oferecer sacrifício de animais.

O santuário Xintoísta é geralmente construído sobre uma montanha ou uma colina. No Israel antigo, sobre montanhas geralmente se localizava lugares de adoração chamados "lugares elevados". O Templo de Jerusalém foi construído sobre uma montanha (Monte Moriá). Moisés recebeu os Dez Mandamentos de Deus no Monte Sinai. No Israel a montanha era considerada um lugar próximo a Deus. Muitos santuários Xintoístas são construídos como portal no leste e o Santo dos Santos no oeste como vemos no grande santuário de Matsuo (Matsuo-Taisha) em Kyoto e outros. Enquanto outros são construídos como portal no sul e o Santo dos Santos no norte. A razão de se construir os portais no leste (e o Santo dos Santos no oeste) é que o sol nasce do leste. O antigo tabernáculo ou templo Israelense era construído com o portal no leste e o Santo dos Santos no oeste, baseado na crença de que a glória de Deus vem do oriente.

Todos os santuários Xintoístas são feitos de madeira. Muitas partes do antigo templo Israelita eram também feitas de madeira. Os Israelitas usara pedras em algumas partes, mas paredes, pisos, forros e todo o interior eram revestidos com madeira (1 Reis, 6:9; 15~18), que eram cedros de Líbano (1 Reis 5:6). No Japão eles não têm cedro de Líbano, e, portanto, nos Santuários Xinto usam cipreste Hinoki que dificilmente sofrem danos de insetos à semelhança de cedros de Líbano. A madeira do antigo templo e Israel era toda revestida de ouro (1 Reis, 6:20~30). No Japão as partes importantes do santuário principal de Ise-Jingu, por exemplo, são revestidas de ouro.

Muitos Costumes Japoneses se Assemelham aos do Antigo Israel.
Quando o povo japonês ora diante do Lugar Santo num santuário Xintoísta, eles primeiramente tocam a campainha dourada que se encontra dependurado no centro da sua entrada. Este era também costume no antigo Israel. O sumo-sacerdote Aarão colocou "campainhas de ouro" nos extremos de sua túnica. Isso foi feito para que o seu som fosse ouvido e não morresse durante a função de ministério ali. (Êxodo, 28:33~35).


"Suzu": Campainha dourada na entrada de santuário Xinto.
O povo japonês bate palma duas vezes quando oram ali. Este era, no Israel antigo o costume que significava, "Mantenho as promessas". Nas Escrituras encontramos a palavra que é traduzida como "promessa". O significado original desta palavra em Hebreu é, "bater suas mãos (dar as mãos)". (Ezequiel, 17:18; Provérbios 6:1). Parece que os Israelitas antigos batiam as mãos quando faziam promessas ou faziam algo importante.

O povo japonês se inclina diante do santuário antes de depois de bater suas mãos e orar. Eles usam a inclinação como um cumprimento polido quando se encontram. Inclinar-se era também o costume do Israel antigo. Jacó se inclinou ao se aproximar de Esaú. (Gênesis, 33:3). 
Ordinariamente, os Judeus contemporâneos não se inclinam. Porém, eles se inclinam durante as orações. Os Etíopes modernos têm o costume de se inclinar, provavelmente por causa dos antigos Judeus que se emigraram a Etiópia. A inclinação etíope é semelhante a dos Japoneses. 

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A Origem dos Japoneses 5

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